Mais vídeo-aulas e tutoriais para modelagem

Mais vídeo-aulas e tutoriais para modelagem

Boa noite, vi a todos os vídeos e preciso saber se existe novos videos detalhando melhor a ferramenta da OutSystems.
Olá Diogo,

De momento não existem mais videos de aprendizagem além dos que estão já online. Estamos a trabalhar para criar mais conteúdos!
Pode encontrar mais informação sobre a OutSystems Platform aqui.

Que informação procura especificamente?

André, estamos desenvolvendo a autenticação do sistema. Pois, bem temos a seguinte dúvida não estamos conseguindo trabalhar com o campo password da entidade User, que a nosso ver faz a autenticação do sistema com referência os vídeos do módulo 13. Só para se situar criamos uma manutenção da entidade User (Inclusão, Alteração, Consulta e exclusão), no entanto não conseguimos alterar o campo password.
Olá Diogo,

A password na entidade User é encriptada - deve usar a função Encrypt() ao criar o usuário.

Outro pormenor tem a ver com o widget Input Password - ao editar o usuário, é normal que este campo esteja vazio ao abrir a tela. Este comportamento, motivado por razões de segurança, é normal.
ok, irei testar.
Paulo boa noite,
Vc poderia me fornecer maiores detalhes de como utilizar essa entidade User ?
Tentei utilizar essa função Encrypt(), mas não encontrei em que momento passo essa função. Preciso colocar User.Password dentro dela?
Preciso de ajuda de vcs para implementar ao menos a segurança do sistema [desmarcando a propriedade Anonymous das minhas Web Screens] dando continuidade ao processo de desenvolvimento das telas iniciais do nosso sistema seguindo a modelagem que temos aqui.
Agradeço desde já...
Olá,

A função Encrypt deve ser aplicada na screen action que grava os dados do usuário no banco de dados.
Para isso, deve usar um Assign antes da gravação.
O valor não encriptado da password pode ser mantido numa variável local - nas imagens abaixo, foi usada a variável Password.

Screen de criação dos usuários:

A screen action Save - a password do EditRecord é encriptada (a partir da variável local) e depois o CreateOrUpdateUser grava o record (UserEdit.Record.User) na BD:

«Preciso de ajuda de vcs para implementar ao menos a segurança do sistema [desmarcando a propriedade Anonymous das minhas Web Screens]»

Note que já existe uma aplicação (Users) para gestão de usuários e roles! Pode aceder usando:
http://<yourwebsite>/Users

Em relação à autenticação, a tela de login é criada automáticamente ao criar uma nova aplicação. Por isso, raramente é necessário implementar a gestão de usuários ou login.

Veja também:
http://www.outsystems.com/help/servicestudio/8.0/Handling_security/About_End-User_Management.htm
http://www.outsystems.com/forums/discussion/7399/how-to-manage-users-and-roles/

Olá Paulo, então eu pensei que realmente não fosse necessário criar nem tratar uma entidade assim.
Nesse caso como faço pra alterar a senha ou pra saber qual é a senha padrão ao entrar na minha aplicação quando marco anonymous nas minhas webscreens?
Eu não consegui acessar meus usuários a partir do endereço mencionado http://<Server Name>/Users
Fico no aguardo

eu consegui acessar mas dá que a senha está inválida.
username: admin
password: admin
Está usando o personal environment? Tente usar o mesmo login (email) / password que usa para aceder aos fóruns aqui.
A aplicação Users permite ao administrador (role UserManager), entre outras coisas, mudar a password de qualquer usuário.
Para além disso, ao criar uma nova aplicação, é também adicionada uma tela que permite ao usuário mudar a sua password (após clicar no seu nome no campo superior direito). Claro que tudo isso é customizável.
Ola,

Se voce quiser garantir que apenas utilizadores autenticados acedem aos ecrãs, basta seguir o que é mostrado no video Manage Users and Groups:
  • Criar Roles na sua aplicação
  • Garantir que as telas só são acessiveis a utilizadores com esse role
  • Usar a aplicação Users para criar utilizadores e gerir quais os roles que eles têm

Caso você queira criar novos utilizadores programaticamente, então este post poderá ajudar.
Boa noite, necessito importar arquivos excel (*.xls) com dados de pedidos para uma tela webscreen, criando assim um cadastro de pedidos que poderão ou não alteração desses dados.
Em seguida preciso saber como exportar esses dados em vários formatos (xls, csv, pdf, txt, etc...)

Obrigado
qual ferramenta posso utilizar no outsystems para importar e exportar dados para uma entidade criada
no outsystems?

pereiragobatto
wrote:
Boa noite, necessito importar arquivos excel (*.xls) com dados de pedidos para uma tela webscreen, criando assim um cadastro de pedidos que poderão ou não alteração desses dados.
Em seguida preciso saber como exportar esses dados em vários formatos (xls, csv, pdf, txt, etc...)

Obrigado

Olá,

Deixo aqui alguns recursos relacionados.

Para importar ficheiros excel:
Import from MS-Excel to Record List
Creating Entities from an Excel File

Exportar dados para excel:
Export a Record List to MS-Excel

Exportar para PDF (componentes no Forge):
Html to PDF/Image Converter
PDF Crowd connector
URL to PDF

Exportar para CSV:
Csv

Boa noite Paulo, veja o que consegui com sua ajuda:
1. Criar automaticamente uma entidade e seus atributos a partir do arquivo excel;
2. Exportar a listagem de registros para Excel podendo visualizar e fazer o download;

- No entanto não consegui criar uma screen action para utilizar em um botão para importar
os dados do arquivo excel [VEJA O PRINT].
Estou usando o objeto "Excel to Record List", no entanto não sei o que preciso passar na propriedade File Content [mandatory] . Seria o caminho da pasta onde estaria o arquivo excel a ser importado ???
Desculpas, agora estou enviando uma imagem menor, segue abaixo

Olá,

Para importar dessa forma, o usuário necessita de indicar o ficheiro. Para isso, adicione (na tela ChequesListagem), o widget Upload. Necessita depois de um botão com method Submit ligado à screen action ImportFromExcel.

Veja também este exemplo.

Oi,

Pode tem ver esta resposta (em inglês) para a mesma situação...

Cumps.
Boa noite obrigado pelas respostas, agora segue outra dúvida:
Criei uns cadastros completos [inserir, editar, excluir, visualizar] com a opção para visualizar no browser, smatphones e tablets, no entanto a visualização nos smartphones e tablets é bem ruim devido a utilização ser realizada em browsers.
Preciso saber como rodar esse cadastro no android, se existe algum plugin para habilitar a instalação em smartphones e tablets.

Pelo que percebi o que pretende é uma hybrid app. Veja este blog post e ainda este forum post, talvez ajudem.

boa noite, comecei realizando uns testes para tentar rodar minha aplicação web em mobile, no entanto sem sucesso, pois logo ao adicionar uma New Mobile Application, quando fui adicionar nas "Add References" a minha  aplicação FlashSistema, percebi que as Entidades que estão criadas para minha aplicação não são visíveis para adicionar na minha "Mobile Application", somente aparecem as Web Screens de listagem das minhas Entidades. Por que minhas entidades não estão visíveis?

Olá,
A propriedade "Public" deve ser usada para tornar as entidades públicas. Só assim serão visíveis para outros eSpaces.
ok obrigado, consegui tornar minhas entidades públicas.
Sobre um post anterior, foi passado um link pelo André para viabilizar um cadastro que desenvolvi na plataforma outsystems em smartphones.
Estivendo uns vídeos e pelo que entendi preciso instalar esse phonegap para converter meu aplicativo para ser possível instalar nos smartphones, isso está correto? Como faço pra instalar o phonegap? No phonegap consigo emular o aplicativo de que forma? No momento consigo visualizar somente no browser o que foi feito com formato de tela de smartphone...

Outro detalhe, estou tentando fazer o upload do arquivo .zip para o PhoneGap com minha conta Adobe, no entanto está dando a seguinte mensagem "PhoneGap 2.3.0 not supported", por favor preciso de auxílio para rodar minhas telas do outsystems disponivel em smartphones.

Olá,
Existem alguns tópicos relacionados - veja aqui:
How-To: build a hybrid app using PhoneGap Builder
(ou pesquise por phonegap nos fóruns).
Boa noite, como mencionou no link, segui o passo a passo, no entanto no passo 3, ao enviar o .zip, deu erro falando que versão do phonegap não é suportada (PhoneGap 2.3.0 not supported), fico sem saber como continuar! Enquanto isso vou pesquisar nos fóruns, mas reforço que não consegui dar continuidade.
Olá,

Tente com o PhoneGap 2.4.0, tal como descrito aqui:
http://www.outsystems.com/forums/discussion/9911/how-to-build-a-hybrid-app-using-phonegap-builder/

eu enviei o arquivo .zip que está anexo a esse post, no entanto ele é da versão 2.3 e o phonegap não suporta, poderia verificar e se possível colocar o arquivo com a versão correta?