0
 Followers
5
 Likes

APT3D - Plataforma de Gestão de Pedidos, logistica e Expedição

COVID-19
Working on it
expected delivery in Q2 2020


A rede da APT3D nasce da iniciativa #projectopenair e já supera 500 voluntários, dispersos peloterritório português (atualizado a 01/04/2020), que partilham a missão de imprimir, atualmente, em 3D equipamento de combate pessoal ao Covid-19.



1- Missão

Ajudar e contribuir em causas sociais com a partilha de conhecimentos relativos à temática “impressão3D”, num conceito de rede de voluntariado em grande escala (território nacional).

2- Objetivos APT3D:

a. Diversificação de equipamentos, conhecimento e especificações no contexto de impressão 3D;

b. A APT3D estabelece que todo o seu equipamento, antes de ser entregue a quem faz opedido, está devidamente desinfetado, selado a vácuo e livre de contágio (objetivo presenteCovid -19);

c. A APT3D pretende ajudar todos aqueles que possam produzir peças, tendo os seus custos deprodução suprimidos através de ajudas de recursos, facultados por parceiros e fornecedoresexistentes;

d. Ligação direta entre as necessidades solicitadas, produção e entrega dos equipamentos nocombate ao covid-19 (objetivo presente Covid-19);

e. Rastreabilidade em todo o processo produtivo;

f. A rede não procura adotar carácter individual e exploração de interesse próprio de imagem;

g. Conferir vantagens de produção em massa;

h. Racionalização de produto de forma a atender o maior número de pedidos;

i. Estrutura organizada, com elevada competência de gestão e comunicação;

j. Cumprir de forma contínua os objetivos propostos.


3- Escala da rede

Face à escala desta rede, foi necessário implementar uma estrutura cuidada, que pretende chegar maisrapidamente aos produtores. A partir deste mapa visual iremos ilustrar a forma de atuação da rede:

4- Plataforma

Toda a ilustração presente no diagrama anterior foi convertida através da plataforma que se encontraatualmente em funcionamento, atuando em 4 frentes: - Pedidos; Produção; Fornecimento; 

Administração

a. Área Pedidos: Para todos os pedidos de Hospitais, Bombeiros, Polícia, Lares, entre outros, foicriada uma plataforma de submissão (link no final) para submeterem o pedido de peças quenecessitam. Plataforma de distribuição: criação de uma rede de distribuidores que irá assistir narecolha das peças produzidas e distribuir o stock dos centros de distribuição.

b. Área Produção: De forma a assistir todos aqueles que produzem (detentores de impressão 3D),foi necessário criar um tracking de stock 24/7 de cada produtor. As vantagens deste sistema são agestão de recursos diários de cada produtor, assim como a possibilidade de associar os produtoresa possíveis fornecimentos de mais recursos.

c. Área Fornecimento: Contacto direto com fornecedores, que tenham a possibilidade de facultarrecursos materiais e logística associada.

d. Área Administrativa: Órgão de tomadas de decisão que irão influenciar a produção, pedidos efornecimento, sendo a estrutura crucial para o bom funcionamento da rede.

5- Resposta a pedidos na plataforma

Foi definido como critério de envio responder por ordem de pedido, através da distribuição de stock emtranches de 20 peças ou múltiplos desse valor pedido, segue exemplo:

APT3D - Associação Portuguesa 3d
www.apt3d.org

 DiretivageralAPT3D01.04.2020.pdf
Created on 14 Apr
Comments (3)

Congratulations on the execution of the project.

I've seen your anti-Covid work as a friend of a member. I hope this project helps you reaching more places faster.

Changed the status to
Working on it
expected delivery in Q2 2020


You can find the announcement here. Let's do this team! :)

views
73
Followers
0