Como faço para criar relatórios?

Como faço para criar relatórios?

Pessoal estou com algumas entidades cadastradas com seus respectivos relacionamentos e gostaria de saber como faço pra gerar um relatório master-detail, de forma que o mesmo possa gerar impressão [impressoras normais, e exportação para xls, pdf, etc]. Qual a melhor forma de desenvolver esses relatórios no Outsystems?

Agradeço desde já
Caro
pereiragobatto

Aqui usamos duas soluções, Reporting Service da microsoft e Crystal Reports; existem exemplos na comunidade e "xif's" de apoio para estas duas soluções, podendo assim criar relatórios on-line e ou de impressão direta (PDF, XLS, PNG, etc.)

Espero ter ajudado!
Caros,

No meu projeto temos usado Web screens mesmo, tentando reusar o máximo possível de informações com Webblocks.

Estou curioso para saber se a comunidade tem usado outras soluções, preferencialmente free.
Pessoal, qual seria a opção apresentada que melhor se adequaria em fazer uma simples listagem master-detail? Por exemplo, uma listagem de vendas e seus respectivos itens de venda com um filtro por período ou cliente!
Como isso poderia ser feito por webblocks e crystal reports? Seria uma das 2 opções adequadas a minha necessidade?
Obrigado.
Nesse caso, nem um nem outro. Quando é assim simples, uma tabela em Outsystems pode mostrar tudo sem necessidade de complicar com webblocks ou extensões.

Um truque que costumo fazer quando faço relatórios com mais de uma tabela, é criar uma Structure com as colunas que vou precisar e guardar o resultado da Advanced Query nessa Structure. Assim não tenho de me preocupar com colunas a mais, nomes repetidos nem nada disso. Tenho exactmente o que quero e com o nome que quero. Dá muito jeito para exportar para excel.
Creio que o que queres é algo semelhante a isso, é a forma mais simples que fizemos para mostrar filtros on-line sem a necessidade de webblocks ou extensions, apenas usando o crystal, reporting services ou mesmo direto no html. e salvando em excel ou pdf ou no formato que desejares.
Nuno Reis, no caso eu havia criado uma advanced Query para alimentar uma structure que crie, e sei como exportar para Excel, no entanto os registros não irão ficar repetidos na mesma linha por exemplo Vendas e Itens da Venda como abaixo?

VENDA  CLIENTE   VALOR VENDA   PRODUTO              VALOR UNITÁRIO   QUANTIDADE    VALOR TOTAL
0100       Diogo         2000.00               Notebook                  1200.00                  1.00                    1200.00
0100       Diogo         2000.00               Tablet                         400.00                   2.00                      800.00
..... 

Gostaria que ficasse dessa forma abaixo para o exemplo acima

VENDA [MASTER]
VENDA    CLIENTE      VALOR VENDA
0100         Diogo           2000.00

ITENS DA VENDA [DETAIL]
PRODUTO              VALOR UNITÁRIO   QUANTIDADE    VALOR TOTAL
Notebook                  1200.00                  1.00                    1200.00
Tablet                         400.00                   2.00                      800.00